No dia 10 de março de 2014, iniciaram-se as oficinas do projeto "Vamos embarcar nessa viagem?". O primeiro encontro  foi solicitado aos alunos que
fizessem um círculo. Em seguida, cada um recebeu um bombom de uma marca
diferente, o qual não deveria ser aberto até segunda ordem. Posteriormente cada
aluno se apresentou e compartilhou a tarefa indicada de acordo com a embalagem
de bombom que escolheu. Tais tarefas foram:
- embalagem ouro branco: família e casa (ele se apresenta e fala da família, onde mora, se tem bicho de estimação, etc.);
 - embalagem sonho de valsa: lazer (ele se apresenta e fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando);
 - embalagem serenata de amor: (ele se apresenta e fala das coisas que ele menos gosta de fazer na escola ou em sua casa);
 
     Em continuação, foi 
explicado para os alunos, em slides, sobre projeto “Vamos embarcar nessa viagem?”, bem como foi mostrado a relevância dele. Em seguida, receberam um
folheto com a explicação sobre o mesmo. Para dar continuidade ao projeto foi
entregue pastas, lápis e borrachas para que eles pudessem ficar motivados e
também terem como guardar os materiais que receberiam durante as oficinas.
Depois foi dito aos alunos que para participarem do projeto teriam que
preencher um passaporte (fictício), assim eles poderiam "embarcar nessa
viagem" entre as leituras. Desse modo, cada um recebeu um passaporte que
continha algumas perguntas referentes ao perfil de leitores, para que pudéssemos conhecer mais esses novos alunos . Logo, foi mostrado para os
alunos, em cartazes, sobre o que é leitura, como tornar um leitor ativo e os diversos tipos de leitura que nos cercam. Ao final, para avaliar a
interpretação dos alunos sobre o assunto, foi solicitado que escrevessem em
forma de um bilhete sobre o que era
leitura para eles.












Nenhum comentário:
Postar um comentário