terça-feira, 1 de abril de 2014

Segundo Encontro

     No dia 12 de março de 2014, os estagiários realizaram o segundo encontro, no qual receberam mais alunos, então foi retomado o projeto e sua importância. Também pediram aos educandos que assistiram a primeira oficina que explicassem para os novos o que é leitura. Após, iniciaram a segunda oficina em que foi explicado através de cartazes sobre a importância das quatro etapas de um bom escritor, são elas: planejar, escrever, revisar e reescrever as produções realizadas. Para tanto, deveriam levar em consideração os propósitos comunicativos, o gênero discursivo enfocado e o público- alvo. Além disso, foi falado sobre a relevância em dominar a linguagem escrita, para que eles possam ser inseridos ativamente em nossa sociedade.  Para isso, ao longo do projeto foi dito que seriam abordadas questões como: pontuação, acentuação, divisão de parágrafos e a clareza das ideias dentro de um texto. Para complementar essa oficina, foi entregue para os alunos um folheto com as informações citadas. Os alunos realizaram um cartaz com as quatro etapas de um bom escritor. No final da oficina foi compartilhada amostras do gênero “memorial de vida” para que os alunos, em duplas, realizassem a leitura silenciosa e após coletiva. Em seguida, os alunos foram indagados se já haviam lido esse tipo de discurso, qual é a função social dele, para quem é escrito, como é o estilo, a composição e a temática de um memorial.  Seguidamente, os alunos foram convidados para fazerem um “memorial de experiência com a leitura”, intitulado: minha história de leitura. 

  


















Nenhum comentário:

Postar um comentário